Conheça a AMOP

Aos 46 anos, Amop é a defensora das bandeiras de luta do Oeste do Paraná

Fundada em 1969, a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) é a principal artífice das grandes conquistas regionais, como a Ferrovia da Produção, ensino público superior gratuito, Hospital Universitário, Ponte de Guaíra, entre outras. É o foro político representativo dos 52 municípios da região Oeste do Paraná e reconhecida como maior e uma das mais organizadas entidades municipalistas do Estado do Paraná. O oestino conhece e se orgulha daquela que é a mãe da maior parte das entidades regionais e que dignamente representa o povo do Oeste junto aos governos estadual e federal. Sediada em Cascavel, com um prédio próprio com área de mais de 1.000 metros quadrados, a entidade é considerada modelo internacional pelo BID em eficiência e gestão por desenvolver programas e iniciativas permanentes em defesa do municipalismo e dos interesses dos municípios associados.

DEPARTAMENTOS TÉCNICOS

A Amop interage com as administrações públicas municipais oferecendo suporte em áreas técnicas estratégicas para o bom andamento das atividades públicas, especialmente junto às prefeituras de menor porte. É o caso dos departamentos de Planejamento e Projetos, de Educação, Jurídico e Tributário, que dão subsídios aos gestores na execução de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida de sua gente. Funcionam ainda na Amop os Departamentos de Cultura e Eventos, Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Agrário, Agricultura, Indústria e Comércio e Imprensa.

SUSTENTABILIDADE

Recentemente, investimentos em sustentabilidade foram realizados no prédio da Amop, com a instalação de painéis solares que garantiram a autossuficiência energética da entidade. Logo outras ações virão, com objetivo de tornar a entidade modelo em gestão ambiental e politicamente correta em sua conduta, aplicando conceitos de compliance e governança corporativa.

EVENTOS

A Amop promove uma série de eventos anuais de ampla repercussão e abrangência, dos quais se destacam o Prêmio Amop de Jornalismo, único evento da região oeste que reconhece e premia o trabalho de jornalistas da região Oeste. Realiza também o Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná), festival de música que reúne calouros nas categorias Sertaneja, Popular e Gospel e que distribui anualmente cerca de R$ 17 mil em dinheiro e troféus. Já o Campeonato de Futebol da Amop reúne equipes dos municípios associados em uma saudável disputa esportiva e saudável. No fim de cada ano, a entidade concede uma honraria a uma pessoa que muito contribui para o desenvolvimento regional, o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná. A Amop também realiza a cada dois anos o Serprof, seminário educacional voltado a apresentar as boas ações realizadas em sala de aula nas escolas municipais da região Oeste.

PARCERIAS

A Amop é parceira de diversas entidades da sociedade organizada na execução e acompanhamento de programas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população, atuando em sintonia com as necessidades da comunidade oestina. Entre as entidades parceiras, destacam-se a Itaipu Binacional, Governo Federal, Governo do Estado, AJC, ATI, Aceo, Caciopar, PTI, Acic, Fiep, Sinduscon/Paraná-Oeste, Oeste em Desenvolvimento, Sindicato Rural Patronal e Garapen, entre outras.

www.amop.org.br

amop@amop.org.br