REUNIÃO PREFEITOS E PARANACIDADE

Regiões metropolitanas e integração de projetos trazem à Amop diretor da Sedu

O superintendente executivo da Sedu/Paranacidade (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano), Álvaro Cabrini, esteve nesta sexta (27) na Amop, em Cascavel, onde discutiu com prefeitos e prefeitas assuntos de ampla relevância.

Entre eles, a necessidade de uma maior integração entre as equipes de projetistas das prefeituras associadas e os técnicos do governo do Estado. “Nossa intenção é melhorar a eficácia das ações, o que exige integração e planejamento”, disse.

A reunião contou com as presenças, entre outros, do prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Júnior Weiller, e do diretor do escritório regional da Sedu/Paraná cidade, Fernando Dillenburg.

Outro tema, este mais espinhoso, foi a situação atual das regiões metropolitanas da região Oeste. Por conta de obrigações estatutárias, municípios que fazem parte de RMs precisam elaborar seus respectivos planos de mobilidade urbana, o que demanda investimentos substanciais. “Essa é uma preocupação de todos os prefeitos”, advertiu Junior.

Segundo Cabrini, à época em que aderiram às RMs, os municípios tinham uma série de vantagens, especialmente descontos em financiamentos para aquisição de imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida.

“Hoje, essa necessidade já não existe mais. Mas, como um casamento, é preciso pedir o divórcio das RMs, por esse e outros motivos, como o bloqueio de repasses de recursos da Funasa”, explicou.

Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *