Ex-governador Mário Pereira receberá o título de Cidadão Honorário do Oeste

Honraria máxima concedida pela Amop, o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná será entregue em 2019 ao engenheiro eletricista Mário Pereira, único oestino até hoje a ocupar o cargo de maior relevância do Executivo paranaense, o de governador do Estado (1994).

A entrega da homenagem será feita no dia 8 de novembro, a partir das 19h45, no Buffet Palácius, em Cascavel, simultaneamente à entrega do 14º Prêmio Amop de Jornalismo.

O evento celebrará também os 50 anos da Amop, considerada uma das maiores e mais bem organizadas associações municipalistas brasileiras. Participarão prefeitos, deputados, jornalistas e demais convidados.

Outras personalidades já conquistaram esta honraria, como Jorge Samek, Assis Gurgacz, Pedro Muffato, Ibrahim Faiad, Duílio Genari, Ciro Kreuz, Dilceu Sperafico e os seis presidentes das maiores cooperativas do agronegócio regional: Alfredo Lang, Dilvo Grolli, Irineu da Costra Rodrigues, Ricardo Chapla, Valter Vanzela e Valter Pittol.

Nascido em 4 de abril de 1945 em Itajaí, Santa Catarina, Mário Pereira é formado pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina. Eleito deputado estadual em 1986, foi secretário de Estado da Administração de 1987 a 1990 e secretário de Estado dos Transportes de 1991 a 1994. Presidiu a Ferroeste e o diretório estadual do MDB do Paraná, de 1995 a 1998.

Assumiu o governo do Paraná em 2 de abril de 1994, em substituição ao então governador Roberto Requião, que renunciou ao cargo para disputar uma vaga no Senado da República, permanecendo no cargo até transferi-lo a seu sucessor, Jaime Lerner.

Entre os seus principais feitos, está a inauguração da Ferroeste (Ferrovia Paraná Oeste S/A), linha férrea de 248 quilômetros ligando as cidades de Cascavel e Guarapuava, a inauguração da Reitoria da Unioeste em Cascavel e efetivação dos campi da universidade e outras relevantes obras.

Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *