Consamu recebe nesta quinta-feira um total de 31 ambulâncias novas

Será realizada nesta quinta-feira (05/09) às 9h30, nas dependências da Amop, em Cascavel, a solenidade de entrega de 31 ambulâncias ao Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste). A solenidade contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Beto Preto; do presidente do Consamu e prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, prefeitos e secretários municipais de Saúde, deputados e outras autoridades.
O serviço Samu 192 opera na região Oeste do Paraná e possui a finalidade de executar ações e serviços na área de regulação das urgências, transporte de pacientes graves e atendimentos pré-hospitalares ligados à Política Nacional de Atenção às Urgências do SUS, entre outras ações atinentes à saúde, na forma pactuada com os gestores do SUS, dispondo de recursos provenientes da União, Estado e Entes consorciados.
Abrangendo os 43 municípios que integram a 10ª e 20ª Regionais de Saúde da região Oeste do Paraná, o Consamu totaliza uma população de aproximadamente 945 mil habitantes e mantém sua sede no município de Cascavel, onde está localizado o Complexo Regulador Macrorregional Oeste.
Há, ainda, outras 15 bases descentralizadas localizadas nos municípios consorciados de Assis Chateaubriand, Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná, Guaíra, Guaraniaçu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Helena, Palotina, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Céu Azul, Quedas do Iguaçu e Corbélia.
Em fevereiro de 2016, os prefeitos estiveram reunidos em assembleia geral e aprovaram a autorização para que o Consamu pudesse firmar o primeiro Contrato de Programa de Gestão Associada de unidade de atendimento às urgências e emergências de média complexidade, sendo ela a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Guaíra.
Hoje, além da Gestão Associada da UPA de Guaíra, o Consamu também possui Contrato de Programa de Gestão Associada com os municípios de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon.
O Consamu também conta com a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que atua no treinamento de novos profissionais, na educação continuada das equipes e na capacitação e participação em eventos públicos, objetivando o acesso eficiente aos usuários do serviço 192. Suas atividades são desenvolvidas por equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e condutores socorristas, com o intuito de maximizar a interdisciplinaridade necessária ao desenvolvimento das suas atividades.
Dentre as ações desenvolvidas pelo NEP, destacam-se as seguintes: Capacitação de novos profissionais, Treinamento especifico de profissionais do Consamu, Educação continuada, Ação corretiva, Assessoria em Municípios consorciados, Participação em eventos, Palestras gerais à população, Treinamento à Central de Regulação, dentre outros.
Hoje, o Consórcio dispõe de 28 unidades móveis de urgência, sendo 19 unidades móveis de suporte básico 06 unidades móveis de suporte avançado, 02 motolâncias, 01 veículo de intervenção rápida (VIR) e 01 unidade de serviço aeromédico (helicóptero).
No decorrer das atividades deste consórcio e após avaliação dos serviços prestados pelo serviço Samu 192, observou-se a necessidade de ampliação no número de bases descentralizadas, com objetivo de otimizar o tempo resposta e melhorar a capacidade de atendimento aos pacientes em função do quantitativo de ambulâncias instaladas e a distância entre cada uma das bases.
Assim, os prefeitos dos municípios consorciados reuniram-se em Assembleia Geral, no dia 11 de outubro de 2017, aprovando a ampliação de bases, com o objetivo de reduzir o tempo resposta em algumas cidades. Para a escolha dos municípios que receberiam as novas bases do Samu foram utilizados os critérios de tempo resposta do atendimento, ou seja, a distância e o tempo de percurso do município em relação às bases mais próximas do Consamu, além do critério populacional.

Das 31 viaturas que estão sendo entregues:

 06 viaturas são Unidades de Suporte Básico, recebidas pelo Governo Federal, para ampliação das novas bases descentralizadas do Consamu nos municípios de: Cafelândia, Catanduvas, São José das Palmeiras, Terra Roxa, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste;
 02 viaturas são Unidades de Suporte Avançado, recebidas pelo Governo Federal, com a finalidade de ampliação de frota nos municípios de Palotina e de Santa Helena;
 02 viaturas são Suporte Básico, também recebidas do Governo Federal, para os municípios de Cascavel e Toledo com a finalidade de ampliação de frota.
 19 viaturas recebidas pelo Governo Federal, com a finalidade de renovação
de frota, vez que as viaturas que estavam em operação possuíam mais de 08 anos de uso, estando depreciadas, devido ao tempo que se encontravam em operação no serviço e;
 02 viaturas de Suporte Avançado, doadas pelo Governo do Estado do Paraná, para renovação de frota dos municípios de Guaíra e Toledo.
Totalizando um investimento de R$ 6.201.726,00.
Com a ampliação da frota, o Consamu passará a ter 38 unidades móveis de urgência, sendo 27 unidades móveis de suporte básico, 08 unidades móveis de suporte avançado, 02 motolâncias, 01 veículo de intervenção rápida (VIR) e 01 unidade de serviço aeromédico (helicóptero).

Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *