INTEGRANTES DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPAM DE CONGRESSO EM CASCAVEL

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar estiveram participando nos dia 03 e 04 de abril do I Congresso Internacional de Acolhimento Familiar de Cascavel. No evento, tiveram a oportunidade de conhecer o serviço e suas normativas, benefícios e desafios com experiências nacionais e internacionais de representantes da Inglaterra e Canadá.

Os convidados internacionais foram o assistente social inglês Dr. Michael Pease e o juiz da Vara da Infância e Juventude de Londres, Dr. Ranjit Uppal. Ambos falaram como funciona o sistema na Inglaterra, além do papel do juiz no programa e como a família de origem pode prevenir o acolhimento. Do Canadá, participou o Dr. Delton Vaughn Hochstedler, assistente social e coordenador da Associação Brasileira Beneficente Aslan (ABBA).

O encontro promove o debate sobre diretrizes do programa Acolhimento Familiar, como a valorização da convivência na família e comunidade, situações de risco pessoal e social dos jovens, fortalecimento de vínculos, superação de dificuldades, entre outras. A Prefeitura Municipal de Itaipulândia pretende implantar o Programa Família Acolhedora como medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de violação de direitos.

O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social Liani Gasparini “A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente, serviço este no qual não mediremos esforços para efetivar em nosso Município”.

Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *