CAPS – II REALIZA ENCONTRO PARA ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE 2016

Essa sexta-feira (02) foi dia de festividades para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS – II) de Toledo. Uma programação especial foi organizada pela coordenação, no Yara Country Clube, para proporcionar um momento de confraternização entre os pacientes e membros da equipe, principalmente para a valorização dos pacientes.

Além do almoço, foram realizadas atividades de dança, jogos e sorteio de brindes. Uma bela apresentação musical do coral com o acompanhamento de violão, tudo composto pelos pacientes animou o público presente. Na ocasião houve a declamação de uma poesia escrita pelo paciente Élio Cardoso de Carvalho.

O prefeito Beto Lunitti, o secretário de Saúde Fernando Pedrotti e o diretor da Cozinha Social, Luiz Bazei, estiveram presentes e foram homenageados no evento. Beto Lunitti recebeu uma pintura em tela produzida por Ana Paula Barbosa da Rocha e um pano de prato produzido por Ivete Duarte e Ilda de Oliveira Silva. Pedrotti e Bazei também foram homenageados com sabonetes e panos de prato, ambos produzidos nas oficinas terapêuticas pelos usuários do CAPS – II.

A coordenadora do Centro, Neuza Simão Gripp Freitas de Arruda, explicou que esse é um momento bastante aguardado entre os pacientes e que reforça o vínculo dos mesmos com o serviço. Já o prefeito Beto Lunitti elogiou o trabalho desenvolvido pelo serviço e parabenizou toda a equipe pelo trabalho que é realizado durante todo o ano.

CAPS II

O serviço oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II é destinado a indivíduos portadores de transtornos mentais severos e persistentes, visando à reinserção social, profissional e familiar. Os pacientes são integrados dentro de três regimes, segundo diagnóstico, sendo eles: Regime Intensivo, Regime Semi Intensivo e Regime Não Intensivo.

O tratamento é sustentado pelos serviços de: Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Arte Terapia. Estes serviços se dividem em atendimentos individuais (psiquiatria, psicologia, escuta qualificada, arte terapia e terapia ocupacional) e grupais (oficinas terapêuticas coordenadas pelos profissionais que compõe a equipe).

Oficinas Terapêuticas

O serviço oferece várias Oficinas Terapêuticas: Arte com fio; Ética e Cidadania; Lavauto; Saúde e Medicação; Reciclagem; Pintura; Atividade Física e Jogos; Produção de Sabonete Artesanal; Decoupagem e Pintura MDF; Expressões da Alma; Patch Aplique; Música “Cantando a vida”; Linguagem; Capoeira; Reeducação Alimentar; e Dança.

Também são realizadas reuniões mensais com familiares. O Caps II atende hoje em média 300 pacientes cadastrados. Neste anos já foram realizados 11.325 atendimentos com esses pacientes em várias modalidades.2

Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *