Itaipu promove encontro com prefeitos eleitos do Oeste do Paraná

Diretoria de Itaipu, Programa Oeste em Desenvolvimento e Amop se reúnem nesta quinta-feira (24), em Toledo, com futuros gestores municipais para discutirem propostas para região.

A Itaipu Binacional promove, nesta quinta-feira (24), um encontro com os 54 prefeitos eleitos da região Oeste do Paraná para apresentar projetos que a empresa vem desenvolvendo em parceria com os municípios. A reunião está marcada para iniciar às 12h, no Olinda Hotel e Eventos, em Toledo.

A abertura oficial será feita pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, às 14h. A solenidade contará com a presença do presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário Costenaro, de dirigentes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e de deputados federais e estaduais, além de outras autoridades.

“O objetivo dessa reunião é apresentar aos prefeitos eleitos o que a Itaipu Binacional tem feito na região e quais os planos para os próximos quatro anos. A ideia é trabalharmos de forma integrada”, adiantou Samek.

Esta será também a primeira reunião entre a Amop e os futuros gestores municipais.

Interesses

Os debates com os prefeitos eleitos serão divididos em três etapas, a partir das 14h. A primeira delas será conduzida por Itaipu, a segunda pelo Oeste em Desenvolvimento e a terceira pela Amop.

A agenda completa encerra às 18h15. De lá, os participantes devem seguir para o 3º Fórum do Desenvolvimento Econômico do Território do Oeste do Paraná, programado para começar às 19h. O evento será no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), também em Toledo.

Representantes de Itaipu abordarão assuntos como implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), um dos carros-chefes da reunião.

A ideia é que, no futuro, o Oeste do Paraná se consolide como um dos territórios mais engajados nos ODS em todo o mundo. Para isso, serão discutidas formas conjuntas para que cada município desenvolva seu Plano Municipal de Desenvolvimento.

Outros temas que serão abordados pela binacional são o incentivo à formação dos servidores municipais na gestão de projetos e a criação de Planos Municipais de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos, para que todo o lixo gerado nas cidades tenha destinação correta e não polua o solo e os rios. A implantação do Programa Cidades Sustentáveis também fará parte da pauta.

Pelo Oeste em Desenvolvimento, Mário Costenaro falará sobre o foco principal do programa para 2017 – a melhoria da infraestrutura e da logística regional, com a redução dos valores de pedágio, a construção de novos aeroportos e a ampliação das ferrovias. Um dos objetivos é apresentar esta meta e convocar os prefeitos eleitos a constituírem a “Frente Oeste pela Infraestrutura”.

“Queremos trabalhar em parceria com os futuros gestores. Unidos seremos fortes para solicitar melhorias na infraestrutura regional, como em nossas estradas rurais, por exemplo, além das outras demandas”, afirmou Danilo Vendrúscolo, coordenador da Câmara Técnica de Infraestrutura do POD.

A reunião será encerrada pela presidência Amop. Como muitos vão assumir as prefeituras pela primeira vez, a proposta é orientar os novos gestores sobre o funcionamento da associação.

Share this:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *